terça-feira, 31 de maio de 2011

Artigo 2 - Gincana

A tradição da Odontologia no neolítico se constitui na mais antiga evidência de nossa profissão. 

Jorge faber - Doutor em Biologia - Morfologia, Laboratório de Microscopia Eletrônica da Universidade de Brasília. Mestre em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Clínica privada focada no atendimento de pacientes adultos.A tradição da Odontologia no neolítico se constitui na mais antiga evidência de nossa profissão.


“Avanços têm levado a menores índices CPOD na maior parte da população mundial que tem acesso ao tratamento dentário. Entretanto, a Odontologia ainda é associada ao tratamento da cárie, não apenas porque essa condição começou a ser vencida de forma relativamente recente, mas também porque esse é o tipo de intervenção mais ancestral que se provê à boca. Achados recentes deslocaram ainda mais para o passado os primeiros vestígios do tratamento dentário.” (p.15)

“Um estudo publicado no mês de abril deste ano, na revista Nature, descreve os achados de um sítio neolítico no Paquistão. Nove crânios pertencentes a quatro mulheres, dois homens e três indivíduos de gênero não identificado exibiam dentes com preparos cavitários delicados feitos, em quase todos os casos, na superfície oclusal dos dentes. Eles viveram em um período que se iniciou há 9.000 anos e se encerrou há 7.500.” (p.15)

“Presumivelmente, a tecnologia utilizada fora desenvolvida para a produção de contas de colares e outros ornamentos e, subseqüentemente, transferida para uma forma de Odontologia ancestral. É interessante notar que a prática se estendeu por um período de 1.500 anos, mas cessou há cerca de 6.500 anos, apesar da baixa saúde dentária que ainda persistiu.” (p.15)

fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192006000300002&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...